Carlos Lula critica realização da Copa América e diz que ‘não há incoerência’ em comparação a campeonatos de clubes

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, afirmou nesta quarta-feira (2) que o conselho enviou um documento ao Fórum de Governadores sugerindo a não-realização da Copa América. Segundo Lula, que também é secretário de Saúde do Maranhão, não há urgência para realização do evento.

“Não faz sentido demorar meses para responder um e-mail sobre vacinas e, em poucas horas, decidir sobre um evento que exige organização, planejamento e mobilização de milhares pessoas para que aconteça”, afirmou.

Outro ponto destacado pelo presidente do Conass é que não seria uma incoerência criticar a realização da Copa América, em comparação aos campeonatos de clubes que já ocorrem no Brasil.

“Não há nenhuma incoerência a gente ter campeonatos locais de futebol e ser contra a realização da Copa América. Os campeonatos locais mobilizam os times e são importantes por conta da cadeia do futebol, mas a Copa América traz outro risco. Mesmo sem público, a Copa América mobiliza paixões. Mobiliza a população para torcer pela seleção brasileira, que é tudo o que a gente não precisa nesse momento. Ter bares cheios e pessoas recebendo em suas casas pessoas que não são de seu convívio”, disse Lula.

Nesta terça-feira (1º), o presidente Jair Bolsonaro anunciou quatro sedes da competição, prevista para começar dia 13, após Colômbia e Argentina desistirem de realizar o evento.

Segundo Bolsonaro, os governadores de Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás e “um quinto que chegou um pouco atrasado” aceitaram receber jogos da competição a partir do próximo dia 13. Ele não mencionou o quinto estado.

Especialistas em saúde criticam a escolha do Brasil em meio à pandemia. O país soma mais de 460 mil mortes por Covid, além de 16,5 milhões de casos confirmados da doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem
Estamos Online