Alunos indígenas estudam ao lado de chiqueiro na Aldeia Caru, no Maranhão

maio 17, 2024 | Blog | 0 Comentários

A unidade escolar do Território Indígena Caru, localizado no oeste do estado do Maranhão, deveria abrigar 70 crianças e adolescentes do povo Awa Guajá. Entretanto, o prédio que começou a ser construído pelo Governo do Estado nunca foi concluído nem utilizado pela comunidade.

A denúncia foi feita pelos moradores aos representantes do Conselho Estadual de Direitos Humanos, durante uma visita de inspeção realizada no início desta semana ao território indígena. Ao chegarem à escola, os inspetores encontraram o telhado do pátio central no chão da unidade.

Em entrevista ao “Tá Na Hora Maranhão” na última quinta-feira (16), o Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos, Luís Antônio Pedrosa, informou que as lideranças do povo Awa já haviam denunciado a situação da escola e que vários termos de ajustamento de conduta foram ignorados pelos órgãos responsáveis.

Atualmente, as crianças e adolescentes do povo Awa Guajá estudam em um galpão perto de um chiqueiro de porco. Coberto com telha brasilit, o local é considerado muito abafado pelos professores e alunos

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *