Incêndio em subestação no Paraná provoca queda de energia no Maranhão

out 14, 2025 | Blog | 0 Comentários

Um incêndio em uma subestação de energia localizada no Paraná na madrugada desta terça-feira (14), impactou na falha do fornecimento de energia no Maranhão, em 13 estados e no distrito federal. O incêndio causou o desligando de toda a subestação de 500 kV e ocasionou a abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. No momento, a região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste. O restabelecimento total da energia na área de concessão da Equatorial Maranhão foi concluído às 01h30 da madrugada. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, falou sobre o assunto em uma entrevista para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). “Não foi falta de energia. Foi um problema na infraestrutura que transmite a energia. Então, portanto, quando se fala em apagão, a gente sempre liga para aqueles tristes episódios de 2001 e de 2021, que na verdade aconteceram por falta de energia e falta de planejamento. Hoje não. Hoje nós temos muita energia”, afirmou o ministro na entrevista. A Equatorial Maranhão informou em nota que a falta de transmissão ocorreu por volta das 00h32, e que foi afetada por uma atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) do Sistema Interligado Nacional (SIN). A recomposição da carga foi coordenada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e o restabelecimento total da energia na área de concessão da Equatorial Maranhão foi concluído às 01h30. A distribuidora acompanha o caso junto ao ONS, que segue apurando a causa exata do evento.

Um incêndio em uma subestação de energia localizada no Paraná na madrugada desta terça-feira (14), impactou na falha do fornecimento de energia no Maranhão, em 13 estados e no distrito federal.

O incêndio causou o desligando de toda a subestação de 500 kV e ocasionou a abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. No momento, a região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste.

O restabelecimento total da energia na área de concessão da Equatorial Maranhão foi concluído às 01h30 da madrugada.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, falou sobre o assunto em uma entrevista para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). “Não foi falta de energia. Foi um problema na infraestrutura que transmite a energia. Então, portanto, quando se fala em apagão, a gente sempre liga para aqueles tristes episódios de 2001 e de 2021, que na verdade aconteceram por falta de energia e falta de planejamento. Hoje não. Hoje nós temos muita energia”, afirmou o ministro na entrevista.

A Equatorial Maranhão informou em nota que a falta de transmissão ocorreu por volta das 00h32, e que foi afetada por uma atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) do Sistema Interligado Nacional (SIN).

A recomposição da carga foi coordenada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e o restabelecimento total da energia na área de concessão da Equatorial Maranhão foi concluído às 01h30.

A distribuidora acompanha o caso junto ao ONS, que segue apurando a causa exata do evento.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba mais

Turilândia: Justiça decreta prisão preventiva de oito vereadores
Turilândia: Justiça decreta prisão preventiva de oito vereadores

A desembargadora Maria da Graça Peres Soares Amorim, da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), decretou nesta terça-feira (10) a prisão preventiva de oito vereadores de Turilândia investigados na Operação Tântalo II, que apura um esquema de...

Brandão indica defensor público como interventor em Turilândia
Brandão indica defensor público como interventor em Turilândia

O governador Carlos Brandão anunciou nesta segunda-feira (9) a indicação do defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo para assumir a função de interventor no município de Turilândia. A cidade vive uma crise administrativa desde que todo o Executivo e...

Urgente! Dois homens são executados a tiros em Vargem Grande
Urgente! Dois homens são executados a tiros em Vargem Grande

Na noite desta segunda-feira (9), por volta das 19h20, dois homens foram executados a tiros no povoado Caldeirões, zona rural de Vargem Grande. As vítimas foram identificadas como Matheus Henrique Vasconcelos Santos, de 25 anos, e Jeferson Evangelista Santos...