PF faz buscas em gabinetes do TJMA e afasta servidores

dez 11, 2025 | Blog | 0 Comentários

A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira, 10, diligências em gabinetes do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) para cumprir determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) relacionadas ao delegatário do 1º Ofício de Registro de Imóveis e Notas de Caxias, Aurino da Rocha Luz. As medidas incluem buscas internas e o afastamento imediato de três servidores do Tribunal que mantiveram negociações privadas com o tabelião, atualmente investigado em uma série de procedimentos administrativos e criminais. As informações foram divulgadas pelo site Direito e Ordem.

Aurino teria vendido um veículo UTV a uma servidora do gabinete do desembargador Jamil Gedeon, operação que não foi declarada à Receita Federal. Ele também teria negociado a venda de um precatório a outra servidora e realizado uma transação particular com um terceiro servidor. Os três estão oficialmente afastados por determinação unânime do CNJ, que considerou as condutas incompatíveis com a função pública.

A presença da Polícia Federal no gabinete de um desembargador do TJMA faz parte das diligências ordenadas para instrução do procedimento e cumprimento das cautelares impostas pela cúpula do Judiciário.

Na sessão realizada nesta terça-feira, 9, o CNJ julgou a Reclamação Disciplinar nº 0003118-37.2025.2.00.0000, instaurada pela Corregedoria Nacional de Justiça contra Aurino da Rocha Luz. Por unanimidade, os conselheiros acompanharam o voto do corregedor nacional, ministro Mauro Campbell Marques, para abrir Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e manter o afastamento cautelar do delegatário.

Campbell classificou as irregularidades atribuídas a Aurino como “extremamente graves e continuadas”, indicando que muitos dos atos supostamente praticados beneficiariam a própria família do tabelião. Para o corregedor, há “provas razoáveis de prática de infrações disciplinares” e histórico de descumprimento funcional, já que Aurino possui outros dois PADs no CNJ, incluindo um no qual já foi punido com suspensão.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba mais

Turilândia: Justiça decreta prisão preventiva de oito vereadores
Turilândia: Justiça decreta prisão preventiva de oito vereadores

A desembargadora Maria da Graça Peres Soares Amorim, da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), decretou nesta terça-feira (10) a prisão preventiva de oito vereadores de Turilândia investigados na Operação Tântalo II, que apura um esquema de...

Brandão indica defensor público como interventor em Turilândia
Brandão indica defensor público como interventor em Turilândia

O governador Carlos Brandão anunciou nesta segunda-feira (9) a indicação do defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo para assumir a função de interventor no município de Turilândia. A cidade vive uma crise administrativa desde que todo o Executivo e...

Urgente! Dois homens são executados a tiros em Vargem Grande
Urgente! Dois homens são executados a tiros em Vargem Grande

Na noite desta segunda-feira (9), por volta das 19h20, dois homens foram executados a tiros no povoado Caldeirões, zona rural de Vargem Grande. As vítimas foram identificadas como Matheus Henrique Vasconcelos Santos, de 25 anos, e Jeferson Evangelista Santos...