Um apagão cibernético causa atrasos em voos em aeroportos pelo mundo e está também prejudicando os serviços bancários e de comunicação nesta sexta-feira (19). O problema está relacionado à CrowdStrike, uma empresa que fornece serviços de segurança digital.
Segundo informações do g1, não há indícios de que o apagão esteja relacionado a um ataque hacker. O CEO da CrowdStrike declarou, ainda de acordo com o g1, que a interrupção nos serviços não foi um “incidente de segurança ou ataque cibernético”. Ele acrescentou que os clientes foram afetados pelo defeito em uma atualização de conteúdo.
Apps de bancos estão fora do ar no Brasil, segundo usuários. Correntistas de bancos reclamaram nas redes que apps não estão funcionando. Segundo o site Downdetector, Bradesco, Neon, Next e Banco Pan já haviam registrado reclamações por volta das 7h desta sexta-feira.
Bancos de vários países relataram problemas em suas operações ou interrupções significativas. Em seu perfil no X (antigo Twitter), o Banco Bradesco pede que o usuário acesse o aplicativo mais tarde:
As companhias aéreas American Airlines, United e Delta paralisaram todos os voos. Em um comunicado, a CrowdStrike confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionada ao sensor “Falcon”.
A Microsoft, por sua vez, emitiu um comunicado informando que computadores ao redor do mundo foram impactados por uma falha no CrowdStrike.
0 comentários