Polícia Civil deflagra terceira fase da Operação Código Seguro contra crimes cibernéticos

out 21, 2025 | Blog | 0 Comentários

A Polícia Civil do Maranhão, em parceria com a Polícia Civil do Mato Grosso, deflagrou, nesta terça-feira (21), a terceira fase da Operação Código Seguro, que tem como objetivo desmantelar um grupo criminoso especializado na obtenção e comercialização de dados sensíveis, além do uso de ferramentas voltadas para a prática de fraudes e outros crimes pela internet.

Ao todo, 48 ordens judiciais foram cumpridas em diferentes cidades brasileiras, incluindo São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Cabo Frio (RJ) e Manaus (AM). No Maranhão, um homem foi preso no município de Riachão, onde também foram executados mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão.

As investigações tiveram início em 2023, após a detecção de acessos ilegais a sistemas policiais, realizados por meio de credenciais vazadas. As duas fases anteriores da operação ocorreram em julho e novembro de 2024, resultando em avanços significativos na identificação dos envolvidos e no bloqueio de atividades criminosas no ambiente digital.

De acordo com a Polícia Civil, o trabalho integrado entre as corporações tem sido essencial para coibir crimes cibernéticos e proteger informações sensíveis utilizadas por órgãos públicos e empresas privadas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba mais

Lula decide indicar Jorge Messias como novo ministro do STF
Lula decide indicar Jorge Messias como novo ministro do STF

O presidente Lula decidiu indicar o atual ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para o STF. A informação foi confirmada à coluna por pelo menos cinco auxiliares e aliados do petista. Messias será indicado na vaga do ministro Luís Roberto Barroso,...