A Polícia Civil do Maranhão prendeu nesta quinta-feira (30), em São Paulo, Josué Santos da Silva, conhecido como Gaspar, apontado como um dos fundadores da facção Primeiro Comando do Maranhão (PCM) e atual liderança do Comando Vermelho (CV).
Gaspar estava foragido desde 2022 e acumula mais de 40 anos de condenações por crimes como homicídio, tráfico de drogas e formação de organização criminosa. A prisão ocorreu no bairro Jardim Record, em Taboão da Serra, na região metropolitana paulista, durante uma operação conjunta entre o Departamento de Combate ao Crime Organizado da SEIC e a Polícia Civil de São Paulo.
Segundo as investigações, Gaspar foi localizado após um trabalho de inteligência que identificou seu paradeiro depois que ele não retornou ao presídio durante a saída temporária do Dia das Crianças, em 2022.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, mesmo preso, Gaspar exercia influência sobre o tráfico de drogas e o “tribunal do crime” na região da Cidade Olímpica, em São Luís. Com a aliança entre o PCM e o Comando Vermelho, ele passou a ocupar uma posição de destaque na estrutura da facção criminosa.
Gaspar será recambiado ao Maranhão para cumprir o restante de sua pena no sistema prisional estadual.



























0 comentários