Prefeito se apresenta à polícia, conversa que matou PM e é liberado; ele vai pedir afastamento de 180 dias

jul 8, 2025 | Blog | 0 Comentários

O prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier (PDT), se apresentou à Polícia Civil do Maranhão na tarde desta segunda-feira (7/7), menos de 24 horas após ser apontado como o autor do disparo que matou o policial militar Geidson Thiago da Silva. O crime ocorreu na noite de domingo (6), durante uma vaquejada em Trizidela do Vale, município vizinho a Igarapé Grande, no interior do estado.

Segundo informações da polícia, o prefeito chegou à Delegacia Regional de Presidente Dutra acompanhado por advogados. No depoimento, afirmou ter agido em legítima defesa.

Ele alegou que se envolveu em uma discussão com a vítima e que o disparo foi uma reação diante do que considerou uma ameaça. Apesar da gravidade do caso, João Vitor não ficou preso, já que a apresentação foi voluntária e fora da situação de flagrante.

O superintendente de Polícia Civil do Interior, delegado Ricardo Aragão, informou que o investigado confessou ter se desfeito da arma utilizada no crime. A polícia ainda tenta localizar o armamento e, segundo o delegado regional de Presidente Dutra, negocia com o prefeito a entrega da arma.

Geidson Thiago da Silva era policial militar lotado no 19º Batalhão da PMMA. De acordo com os primeiros relatos colhidos no local, ele estava no evento acompanhado de amigos quando houve o desentendimento com o prefeito.

O inquérito foi instaurado e tem prazo legal de até dez dias para ser concluído. Ao fim das investigações, caberá ao delegado responsável avaliar se pedirá a prisão preventiva do prefeito. Qualquer medida cautelar dependerá de ordem judicial, uma vez que não houve flagrante

Licença do Cargo 

Fontes ligada a prefeitura confirmam que João Vitor pretende solicitar licença de 180 dias para concentrar-se na defesa, durante o afastamento, quem assume a gestão é vice-prefeita Maria Etelvina(PDT).

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba mais

Turilândia: Justiça decreta prisão preventiva de oito vereadores
Turilândia: Justiça decreta prisão preventiva de oito vereadores

A desembargadora Maria da Graça Peres Soares Amorim, da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), decretou nesta terça-feira (10) a prisão preventiva de oito vereadores de Turilândia investigados na Operação Tântalo II, que apura um esquema de...

Brandão indica defensor público como interventor em Turilândia
Brandão indica defensor público como interventor em Turilândia

O governador Carlos Brandão anunciou nesta segunda-feira (9) a indicação do defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo para assumir a função de interventor no município de Turilândia. A cidade vive uma crise administrativa desde que todo o Executivo e...

Urgente! Dois homens são executados a tiros em Vargem Grande
Urgente! Dois homens são executados a tiros em Vargem Grande

Na noite desta segunda-feira (9), por volta das 19h20, dois homens foram executados a tiros no povoado Caldeirões, zona rural de Vargem Grande. As vítimas foram identificadas como Matheus Henrique Vasconcelos Santos, de 25 anos, e Jeferson Evangelista Santos...