Operação Impacto apreende 72 armas, recupera 17 veículos roubados e prende em flagrante 39 pessoas

set 2, 2025 | Blog | 0 Comentários

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), divulgou nesta segunda-feira (1º) os números parciais da Operação Impacto, ação da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) que vem ampliando o policiamento ostensivo em todo o território maranhense. Ações ostensivas são desenvolvidas permanentemente, mas durante a operação o policiamento foi reforçado com o uso de 1.500 policiais e cerca de 400 viaturas, entre carros e motos.

O balanço parcial divulgado pela SSP-MA apresenta os números obtidos nas ações da operação realizadas no último fim de semana, de 29 a 31 de agosto. De acordo com a secretaria, em três dias de operação foram realizadas aproximadamente 21 mil abordagens a veículos em todo o estado, com a apreensão de ⁠72 armas (sendo 19 armas de fogo) e a prisão em flagrante de 39 pessoas.

Ações da Operação Impacto no Maranhão no último fim de semana também resultaram na condução de 51 suspeitos e na recuperação de 17 veículos roubados. Para o secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, os números ratificam a importância do reforço nas ações ostensivas para prevenção e repressão ao crime.

“A Operação Impacto é uma medida efetiva de prevenção e repressão à criminalidade em todo o Maranhão. Com o policiamento ostensivo reforçado, somente neste final de semana retiramos de circulação dezenas de armas de fogo e armas brancas, recuperamos veículos roubados, apreendemos drogas e outros ilícitos, além de prender criminosos que atentam contra a ordem pública”, detalhou Martins.

Nos quatro municípios que integram a Grande Ilha (Paço do Lumiar, São José de Ribamar, São Luís e Raposa), foram efetuadas 5.734 abordagens a veículos, com oito prisões em flagrante, 11 armas apreendidas e a recuperação de quatro veículos. Durante a Operação Impacto, a polícia também atuou com o apoio de novas tecnologias para checagem de informações e identificação de ilícitos durante barreiras e incursões em todas as regiões do estado.

“É determinação do governador Carlos Brandão o emprego de todo o esforço necessário para garantir a segurança dos maranhenses. E é assim que vamos continuar: Com toda a nossa polícia militar e civil mobilizada nas ruas e com investigação, para agir com firmeza para garantir a ordem pública e a segurança da população”, pontuou o secretário de Segurança do Maranhão, Maurício Martins.

Operação Captura

A Polícia Civil do Maranhão (PCMA) também intensificou suas ações de repressão ao crime. Foi lançada, também na última sexta-feira (29 de agosto), a Operação Captura, que visa identificar e prender investigados por crimes como roubo, homicídio, tráfico e outros crimes violentos. A primeira ofensiva visou o cumprimento de 21 mandados judiciais, que levaram à prisão de oito pessoas. A operação é realizada de forma integrada com o Centro de Inteligência de Segurança Pública.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba mais

Turilândia: Justiça decreta prisão preventiva de oito vereadores
Turilândia: Justiça decreta prisão preventiva de oito vereadores

A desembargadora Maria da Graça Peres Soares Amorim, da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), decretou nesta terça-feira (10) a prisão preventiva de oito vereadores de Turilândia investigados na Operação Tântalo II, que apura um esquema de...

Brandão indica defensor público como interventor em Turilândia
Brandão indica defensor público como interventor em Turilândia

O governador Carlos Brandão anunciou nesta segunda-feira (9) a indicação do defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo para assumir a função de interventor no município de Turilândia. A cidade vive uma crise administrativa desde que todo o Executivo e...

Urgente! Dois homens são executados a tiros em Vargem Grande
Urgente! Dois homens são executados a tiros em Vargem Grande

Na noite desta segunda-feira (9), por volta das 19h20, dois homens foram executados a tiros no povoado Caldeirões, zona rural de Vargem Grande. As vítimas foram identificadas como Matheus Henrique Vasconcelos Santos, de 25 anos, e Jeferson Evangelista Santos...