CNJ decide instaurar processo administrativo contra magistrados do TJMA acusados na Operação “18 Minutos”

nov 11, 2025 | Blog | 0 Comentários

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, por unanimidade, nesta terça-feira (11), abrir Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) investigados na Operação “18 Minutos”, que apura um suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo integrantes do Judiciário, advogados e políticos. A informação foi divulgada pelo site Direito e Ordem.

Com a decisão, foram mantidos os afastamentos cautelares dos desembargadores Nelma Celeste Souza Silva Sarney Costa, Luiz Gonzaga Almeida Filho e Antônio Pacheco Guerreiro Júnior, além dos juízes Alice de Sousa Rocha e Cristiano Simas de Sousa. Já o magistrado Sidney Cardoso Ramos teve o processo arquivado por “ausência de indícios suficientes”.

O julgamento está relacionado ao Pedido de Providências nº 0004831-81.2024.2.00.0000, que reúne elementos obtidos na investigação conduzida paralelamente pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), no Inquérito nº 1.636-DF. A apuração aponta para um suposto esquema de venda de decisões judiciais, tráfico de influência e lavagem de dinheiro envolvendo magistrados maranhenses, advogados e agentes políticos.

De acordo com o voto do corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, os investigados podem ter cometido crimes previstos nos artigos 317 e 327 do Código Penal, referentes à corrupção passiva e agravantes, além de infrações às leis 12.850/2013 (organizações criminosas) e 9.613/1998 (lavagem de dinheiro).

A operação recebeu o nome “18 Minutos” em referência ao tempo médio que determinadas decisões judiciais favoráveis a grupos investigados teriam levado para ser emitidas.

Os magistrados seguem afastados de suas funções até o julgamento final do processo disciplinar pelo CNJ.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba mais

Turilândia: Justiça decreta prisão preventiva de oito vereadores
Turilândia: Justiça decreta prisão preventiva de oito vereadores

A desembargadora Maria da Graça Peres Soares Amorim, da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), decretou nesta terça-feira (10) a prisão preventiva de oito vereadores de Turilândia investigados na Operação Tântalo II, que apura um esquema de...

Brandão indica defensor público como interventor em Turilândia
Brandão indica defensor público como interventor em Turilândia

O governador Carlos Brandão anunciou nesta segunda-feira (9) a indicação do defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo para assumir a função de interventor no município de Turilândia. A cidade vive uma crise administrativa desde que todo o Executivo e...

Urgente! Dois homens são executados a tiros em Vargem Grande
Urgente! Dois homens são executados a tiros em Vargem Grande

Na noite desta segunda-feira (9), por volta das 19h20, dois homens foram executados a tiros no povoado Caldeirões, zona rural de Vargem Grande. As vítimas foram identificadas como Matheus Henrique Vasconcelos Santos, de 25 anos, e Jeferson Evangelista Santos...