“Justiça express”: juízes emitiam sentença e sacavam propina em 18 min

ago 14, 2024 | Blog | 1 Comentário

Nesta quarta-feira (14/8), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação 18 Minutos para desarticular esquema de venda de sentenças judiciais no Tribunal de Justiça do Maranhão.

A operação ganhou este nome por causa da rapidez impressionante para a tomada de decisões, a expedição de alvarás e o saque dos recursos desviados: apenas 18 minutos.

A ação tem como alvo quatro desembargadores e dois juízes do TJ do Maranhão, todos suspeitos de fazer parte de um esquema fraudulento para desviar recursos de instituições como o Banco do Nordeste.

Entre os investigados, estão a desembargadora Nelma Celeste Sousa Silva Sarney Costa, que é cunhada do ex-presidente José Sarney, e os desembargadores Marcelino Everton Chaves, Luiz Gonzaga Almeida Filho, e Antônio Pacheco Guerreiro Júnior. A juíza Alice de Sousa Rocha e o juiz Cristiano Simas de Sousa também estão sob investigação, assim como o ex-juiz Sidney Cardoso Ramos.

Segundo a Polícia Federal, o esquema é complexo e envolve três núcleos de atuação, dos quais participam ex-servidores do banco, advogados e magistrados.

Uma das decisões judiciais investigadas é acusada de desviar R$ 14 milhões. Esse caso é apenas um exemplo de como o grupo operava dentro do sistema judiciário do estado.

A operação, ordenada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), resultou no bloqueio de bens e no afastamento de vários envolvidos de suas funções públicas. Advogados e ex-juízes também estão sendo investigados por seu papel no esquema.

Em resposta, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) declarou em nota que está cooperando com a Polícia Federal, conforme as determinações do STJ, e destacou o compromisso com a transparência e governança na investigação.

1 Comentário

  1. Estou com um processo seletivo contra o município vai fazer 13 anos já foi em Brasília 2 vezes e o município perdeu e o mesmo sempre recomendo a última estância que foi realizado perdeu novamente e recorreu de novo os advogados falaram que o processo pode ir para Brasília novamente e muitos companheiros que participavam do processo já até faleceram sem receber seus direitos muito triste nossa situação.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba mais

Motociclista morre em grave acidente na MA-339, em Anajatuba
Motociclista morre em grave acidente na MA-339, em Anajatuba

Um grave acidente registrado na tarde desta quarta-feira(2), por volta das 16h, resultou na morte de um motociclista na MA-339, no povoado Caquena, no município de Anajatuba. A vítima foi identificada como Vandenilson Pinheiro Gomes. A colisão frontal envolveu uma...

Linha de trem entre São Luís e Itapecuru-Mirim volta ao debate
Linha de trem entre São Luís e Itapecuru-Mirim volta ao debate

A criação de uma linha de trem ligando São Luís a Itapecuru-Mirim, utilizando parte da antiga ferrovia que conectava a capital maranhense a Teresina (PI), voltou a ser debatida e pode ganhar viabilidade com apoio do Governo Federal. O trecho, atualmente operado pela...

Adolescente e jovem são baleados no meio da rua em Itapecuru-Mirim
Adolescente e jovem são baleados no meio da rua em Itapecuru-Mirim

Um adolescente, de 12 anos, e um jovem, de 21 anos, foram baleados, na noite desse domingo (22), por volta das 20h, no bairro da Aviação em Itapecuru-Mirim. Segundo a Polícia Militar, o crime foi praticado por dois homens em uma motocicleta. Imagens de câmera de...

O prefeito Jones Braga anunciou nesta terça-feira(17), em sua redes sociais, o maior São João da Região, em Nina Rodrigues, que promete uma celebração repleta de valorização cultural. O cantor de renome nacional, Romim Mata, será um dos grandes nomes a fazerem parte...