Projeto que prevê fim da reeleição é aprovado em Comissão e avança no Senado; entenda a proposta

maio 21, 2025 | Blog | 0 Comentários

Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (21), uma proposta de emenda à Constituição que põe fim à reeleição para cargos do Executivo — presidente, governadores e prefeitos — e estabelece mandato único de cinco anos a partir de 2034. A proposta, relatada por Marcelo Castro (PI), também prevê mudanças significativas para o Senado, com mandatos reduzidos de 8 para 5 anos e renovação total da Casa a cada pleito.

O texto é um substitutivo ao projeto original do senador Jorge Kajuru (GO) e ainda precisa passar pelo plenário do Senado. O senador Eduardo Girão (CE) anunciou que pedirá regime de urgência para que a votação em plenário ocorra ainda neste semestre.

A proposta aprovada estabelece o fim da reeleição para cargos do Executivo — presidente da República, governadores e prefeitos —, que passarão a ter mandato único de cinco anos, sem possibilidade de recondução. A mudança também alcança o Senado, que terá mandatos reduzidos de oito para cinco anos, com renovação total da Casa a cada eleição. Além disso, o projeto unifica as eleições municipais e gerais, que passarão a ocorrer em um único pleito a cada cinco anos, encerrando o atual modelo de eleições a cada dois anos. A transição será gradual: os mandatos dos eleitos em 2026 e 2030 permanecerão com duração de quatro anos, e apenas a partir de 2034 o novo sistema será plenamente adotado. A proposta mantém a possibilidade de reeleição apenas para cargos legislativos.

Presidente e governadores eleitos a um primeiro mandato em 2026 poderão disputar a reeleição em 2030. A partir de 2034, os mandatos terão duração de cinco anos – sem possibilidade de reeleição. Os senadores eleitos em 2026 terão o mandato de oito anos, já o mandato de quem se eleger em 2030 será de quatro anos – ambos com possibilidade de reeleição.

Para o relator Marcelo Castro, a reeleição “estimula gestões imediatistas” e “prejudica projetos estruturantes”. A proposta, no entanto, mantém a possibilidade de reeleição para cargos legislativos. O mandato dos vereadores e prefeitos eleitos em 2028 será estendido para seis anos, com a finalidade de alinhar o calendário das eleições municipais às gerais. Prefeitos eleitos em 2024 terão a oportunidade de concorrer a um segundo mandato, tendo a possibilidade de permanecer até dez anos no poder. Os vereadores poderão concorrer normalmente à reeleição, assim como deputados federais e estaduais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba mais

Caminhonete furtada em Morros capota na BR-222 no Povoado Leite
Caminhonete furtada em Morros capota na BR-222 no Povoado Leite

Nas primeiras horas da manhã deste domingo (14), por volta das 6h, policiais militares de Vargem Grande foram informados sobre um acidente do tipo capotamento ocorrido na BR-222, no trecho entre o povoado Leite e povoado Mato Grosso. Ao chegarem no local, os policiais...