PMs que mataram jovem confundida com assaltantes de banco são condenados a 14 anos de prisão no Maranhão

ago 15, 2025 | Blog | 0 Comentários

O Tribunal do Júri condenou, nesta sexta-feira (15), os policiais militares Bruno Rafael Moraes e Raifran de Sousa Almeida a 14 anos de prisão, em regime fechado, pelo assassinato de Karina Brito Ferreira e tentativa de homicídio da irmã, Kamila Brito.

O crime aconteceu em Balsas, na Região Sul do Maranhão, e a decisão saiu por volta das 2h, durante intenso debate. Ainda é passível de recurso, mas os réus deverão começar a cumprir a pena.

O caso aconteceu em dezembro de 2016, quando Karina foi confundida com assaltantes de banco, perseguida no trânsito, e morta com vários tiros. A irmã de Karina, Kamila Brito, também foi atingida, mas sobreviveu.

Os PMS envolvidos no caso, Bruno e Raifran alegaram a negativa de autoria, mas o júri entendeu que os policiais assumiram o risco de matar as jovens e ambos foram sentenciados por homicídio doloso – quando há intenção de matar.

Na época, os policiais integravam o COSAR (Comando de Operações de Sobrevivência em Área Rural) e participavam de uma operação conjunta para prender criminosos que tentaram assaltar a agência do Banco do Brasil em Fortaleza dos Nogueiras, horas antes. Segundo a denúncia do Ministério Público, durante a ação, os militares confundiram o carro onde estavam Karina e Kamila Brito com o veículo de integrantes da quadrilha.

Elas retornavam de um velório quando passaram a ser perseguidas por mais de dois quilômetros, por um veículo da polícia que estava descaracterizado. O automóvel das irmãs recebeu 17 disparos. Karina, que estava no banco do passageiro, morreu na hora. Kamila, que dirigia o veículo, foi atingida no braço.

Durante as investigações, Kamila relatou que a viatura utilizada pelos policiais era descaracterizada e que tentou fugir porque temia se tratar de um assalto. No julgamento, realizado nesta quinta-feira (14), ela confirmou a versão e reforçou que não houve qualquer reação por parte delas durante a perseguição.

O Ministério Público alegou que a ação dos policiais foi desproporcional e sem justificativa diante da ausência de ameaça, com embasamento de documentos do inquérito policial, laudo de necrópsia, exame de corpo de delito, imagens fotográficas, depoimento da sobrevivente e no interrogatório dos réus.

G1MA

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba mais

Ex-prefeito complica Josimar de Maranhãozinho em depoimento no STF
Ex-prefeito complica Josimar de Maranhãozinho em depoimento no STF

O ex-prefeito de São José do Ribamar Eudes Sampaio confirmou em audiência no Supremo Tribunal Federal (STF) ter sido procurado por um agiota em busca de pagamentos pela liberação de recursos federais para a área de saúde do município. Uma denúncia feita pelo prefeito,...

Polícia procura vereador do Maranhão suspeito de mandar matar agiota
Polícia procura vereador do Maranhão suspeito de mandar matar agiota

A Polícia Civil do Maranhão está à procura do vereador de Timon Luís Carlos da Silva Sá, o Kaká do Frigo Sá (AGIR), apontado como mandante de um homicídio ocorrido em 2023, no município de Matões. A operação é comandada pelo delegado Ivônio Ribeiro. O vereador é alvo...

Urgente! Morre em São Luís, Dr. Zé Carlos, aos 44 anos
Urgente! Morre em São Luís, Dr. Zé Carlos, aos 44 anos

É com profundo pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do advogado e professor José Carlos Rodrigues dos Santos, aos 44 anos. Dr. Zé Carlos como era mais conhecido por todos, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva(UTI), do Hospital do Servidor,...

Avião de deputado cai nos Lençóis Maranhenses e deixa dois mortos
Avião de deputado cai nos Lençóis Maranhenses e deixa dois mortos

Um avião de pequeno porte, pertencente ao deputado estadual Francisco Nagib, caiu na manhã deste sábado (9) em Santo Amaro, no Maranhão, provocando a morte de duas pessoas. As vítimas são: Manoel Victor, que era o piloto e a médica veterinária, Bruna Emanoelly,...

Morre professor Antônio Pinto, aos 49 anos, em Presidente Vargas
Morre professor Antônio Pinto, aos 49 anos, em Presidente Vargas

Presidente Vargas recebeu, com muita tristeza, a notícia do falecimento do professor da rede municipal de ensino Antônio Francisco Coelho Pinto, conhecido carinhosamente por todos como professor "Véi", aos 49 anos. Professor Véi havia sido diagnosticado com câncer há...