MP solicita informações sobre falta de transparência em Bacabeira

mar 20, 2024 | Blog | 0 Comentários

A promotora de Justiça Fabíola Fernandes Faheina Ferreira, da 2ª Promotoria da Comarca de Rosário, expediu ofício à Prefeitura de Bacabeira solicitando informações sobre denúncia relatando falta de transparência na aplicação de recursos públicos destinados ao setor da educação.

A gestão da prefeita Fernanda Gonçalo, que juntamente com a do seu marido, Hilton Gonçalo, prefeito da vizinha Santa Rita, obtiveram uma das piores notas no ranking da transparência divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), foi instada através da secretária municipal de Educação, Lucineire Ferreira, e da presidente do CACS/FUNDEB de Bacabeira, Paula Cantanhede Tavares Souza.

Na denúncia (veja Aqui), a ex-vereadora Kellyanne Cunha Calvet apontou problemáticas sobre a falta de transparência na divulgação de prestação de contas por parte da Prefeitura e da presidência do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica; na aplicação de recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE), referente aos anos de 2022 e 2023; além de ausência de informações no Portal da Transparência.

A ex-vereadora afirmou que a medida foi necessária uma vez que não há informações sobre obras e aplicação dos recursos advindos da União.

Foram solicitados, por exemplo, listagem das obras e despesas que foram pagas com o recurso dos 30% acompanhado das copias de notas fiscais e planilha de serviços realizados; notas fiscais e lista de tombamento dos materiais permanentes adquiridos no ano de 2023, bem como oficio de entrega desses materiais as instituições escolares; descrição do que foi pago com os 70% do recurso destinado ao município, cópia da lista de funcionários presentes nas prestações de contas da educação com a discriminação das folhas de pagamento e a devida separação de contratados e concursados; listagem de empenhos, e cópia das ordens de pagamento, empenho e a notas fiscais de abastecimento do transporte escolar, bem como notas de serviços e compras adquiridas com o recurso do PNATE 2022 e 2023 e FUNDEB 2023, licitações e contratos firmados no ano de 2023 na pasta da educação; dentre outras.

“Diante do exposto, sirvo-me deste ofício para encaminhar a denúncia recebida, para fins de conhecimento, bem como solicitar manifestação quanto aos fatos denunciados, ao tempo em que solicito desde já, o encaminhamento de informações e documentos que esclareçam as situações supracitadas e/ou a adoção de providências sobre os fatos denunciados em relação ao Município de Bacabeira e em relação ao CACS/FUNDEB”, disse a promotora.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba mais

Moto é tomada de assalto na BR-135, em Miranda do Norte
Moto é tomada de assalto na BR-135, em Miranda do Norte

Uma motocicleta modelo Honda/Bros 160, de cor vermelha e placa PSW9D12, foi roubada nesta segunda-feira (1°), na BR-135, em Miranda do Norte. De acordo com informações, a vítima transitava pela rodovia, sentido Miranda do Norte à São Luís, quando ao chegar no povoado...

Morre primeira-dama de Carutapera em grave acidente na BR-316
Morre primeira-dama de Carutapera em grave acidente na BR-316

A primeira-dama de Carutapera, Dulce Quemel, faleceu vítima de um grave acidente na BR-316, próximo da cidade, na manhã desta quinta-feira (21). Segundo informações preliminares, a colisão envolveu dois ônibus das empresas Rota do Mar e Aguiar, nas proximidades da...

Homem tenta matar namorado com golpes de facão em Nina Rodrigues
Homem tenta matar namorado com golpes de facão em Nina Rodrigues

Um jovem de 27 anos, identificado como Denilson Ribeiro dos Santos, sofreu uma tentativa de homicídio na madrugada desta quarta-feira (20), no povoado Barreira Vermelha, localizado na zona rural de Nina Rodrigues. O autor do crime foi identificado como João Batista,...