Justiça do Maranhão condena Uber a indenizar em R$ 5 mil motorista que teve cadastro cancelado após supostas denúncias

jun 20, 2024 | Blog | 0 Comentários

A Justiça do Maranhão condenou a Uber do Brasil a reativar o cadastro de uma motorista de São Luís, que foi acusada pela empresa de conduta imprópria durante uma viagem. Além disso, a mulher terá de ser indenizada em em R$ 5 mil pela companhia.

A decisão, assinada pela juíza Diva Maria Barros, do 13º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís, foi divulgada nesta quarta-feira (19). A empresa teria cancelado o cadastro da condutora no dia 11 de julho de 2023, após receber supostas denúncias de usuários insatisfeitos com os serviços prestados pela mulher.

Nos processos, a Uber destacou as supostas denúncias que a condutora teria recebido. Os reclamantes alegaram que a mulher conduzia o veículo em direção perigosa, chegando a dormir no volante, o que vai em desconformidade com as Diretrizes da Comunidade UBER e Termos Gerais de Uso.

A condutora disse que teve a conta suspensa sem nenhum aviso prévio ou direito ao contraditório, o que a motivou a abrir o processo contra a empresa. A juíza Diva Maria afirmou que a empresa suspendeu o cadastro da mulher de forma unilateral, sem dar direito de resposta à vítima.

“Em análise ao processo, verifico assistir parcial razão à autora na demanda. A suspensão foi sumária, sem direito ao contraditório e à ampla defesa. A demandada encaminhou notificações para ajustes de conduta, mas não procedeu para a apresentação de contestação/defesa. Não há notícia de verdadeira apuração das denúncias e não se sabe nem mesmo se elas procedem”, pontuou a magistrada na sentença.

Para a Justiça, como as acusações contra a mulher não foram formalmente comprovadas, não se pode penalizar a vítima por uma “conduta desabonadora”.

“E aqui não está se isentando a motorista de qualquer responsabilidade. Obviamente que a UBER tem todo o direito de escolher seus colaboradores, pois não há vínculo empregatício firmado entre as partes. Porém, a suspensão tem que ser motivada e calcada em fatos concretos e devidamente comprovados”, enfatizou a juíza.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba mais

Moto é tomada de assalto na BR-135, em Miranda do Norte
Moto é tomada de assalto na BR-135, em Miranda do Norte

Uma motocicleta modelo Honda/Bros 160, de cor vermelha e placa PSW9D12, foi roubada nesta segunda-feira (1°), na BR-135, em Miranda do Norte. De acordo com informações, a vítima transitava pela rodovia, sentido Miranda do Norte à São Luís, quando ao chegar no povoado...

Morre primeira-dama de Carutapera em grave acidente na BR-316
Morre primeira-dama de Carutapera em grave acidente na BR-316

A primeira-dama de Carutapera, Dulce Quemel, faleceu vítima de um grave acidente na BR-316, próximo da cidade, na manhã desta quinta-feira (21). Segundo informações preliminares, a colisão envolveu dois ônibus das empresas Rota do Mar e Aguiar, nas proximidades da...

Homem tenta matar namorado com golpes de facão em Nina Rodrigues
Homem tenta matar namorado com golpes de facão em Nina Rodrigues

Um jovem de 27 anos, identificado como Denilson Ribeiro dos Santos, sofreu uma tentativa de homicídio na madrugada desta quarta-feira (20), no povoado Barreira Vermelha, localizado na zona rural de Nina Rodrigues. O autor do crime foi identificado como João Batista,...