Certa vez alguém já disse que “a vitória é daqueles que, com obstinação e resiliência, entendem que o tempo não é inimigo, mas um aliado dos que sabem esperar”. Essa frase resume bem a saga de Francisco da Conceição, popularmente conhecido como Sindô, a uma das cadeiras da Câmara de Vereadores de Presidente Vargas.
Homem de 77 anos, Sindô há muito tempo demonstrava vontade de ingressar na vida política, o que o levou a disputar o cargo de vereador por oito vezes consecutivas, demonstrando grande resiliência e vontade de dar sua parcela de contribuição ao legislativo presvarguense.
Contudo, não foi eleito em nenhuma delas. As sucessivas tentativas em vão de quase três décadas – que fariam a maior parte das pessoas desistirem da ideia -, não desanimaram Sindô. Homem do campo acostumado com as duras lidas do dia a dia, aprendeu que uma das grandes virtudes adquiridas com a idade é a paciência. E a paciência lhe rendeu mais experiência e… netos. E foi exatamente com um neto que se deu a virada de chave no sonho político de Sindô em sua nona tentativa em seu sonho da vereança. Principal cabo eleitoral e articulador político, Eduardo Garcia, que exercia essa atividade aos finais de semana, dividia seu tempo entre o trabalho em São Luís, as articulações políticas, as tomadas de decisão e os atendimentos a eleitores, conciliando tudo isso com as viagens e a gestão de sua vida pessoal. Com apenas 29 anos de idade e sem experiência política anterior, Eduardo assumiu a campanha do avô como um compromisso pessoal. Demonstrando grande desenvoltura, sua atuação chamou atenção pela capacidade de articulação e rápida leitura da conjuntura política local.
Essa história vivida na última corrida eleitoral por um avô obstinado e seu neto aguerrido, parece ter sido inspirada na obra “Cartas a Lucílio”, de Sêneca, em que o autor oferece conselhos sobre como viver com resignação e paciência, além de tratar sobre a serenidade diante das adversidades.
Para um idoso de 77 anos, conseguir 343 votos após ter sido derrotado em oito tentativas
anteriores é um feito admirável e digno de orgulho. Ainda mais notável é o fato de que, nesta eleição, seu principal cabo eleitoral foi seu neto, que mora e trabalha durante a semana na capital, sem nenhuma experiência política.
Essa vitória reflete a persistência e resiliência do candidato, além do apoio familiar que, mesmo sem conhecimento técnico ou histórico político, se mostrou decisivo. O resultado demonstra que determinação e laços familiares podem superar barreiras e adversidades, trazendo reconhecimento e honra ao esforço de décadas. Mas nada disso teria sido possível sem a indispensável união de todos os apoiadores, eleitores e amigos que acreditaram no projeto de fazer de Sindô um Vereador. Foi essa confiança coletiva, essa parceria incansável e o esforço conjunto que tornaram essa conquista uma realidade, mostrando que juntos somos mais fortes e capazes de transformar sonhos em vitórias.
Parabéns a Sindô e Eduardo Garcia, as novas forças que emergem no cenário político de
Presidente Vargas
0 comentários